Projeto de lei pretende dificultar a liberação de agressores de mulheres por fiança

Legislativo

O Projeto de Lei 2253/23, em tramitação na  Comissão Mista de Combate à Violência Contra a Mulher, propõe que a decisão sobre a concessão de fiança em casos de crimes previstos na Lei Maria da Penha seja transferida da autoridade policial para o juiz.

Atualmente, delegados de polícia têm a autonomia para conceder fiança em crimes com pena máxima de quatro anos, incluindo aqueles enquadrados na Lei Maria da Penha. A deputada Rosângela Moro (União-SP), autora do projeto,  argumenta que essa prática pode colocar em risco a integridade física e psicológica das vítimas, uma vez que a decisão do juiz, após uma análise mais aprofundada do caso, oferece maior garantia de proteção.

Com a nova proposta, a expectativa da parlamentar é que haja uma redução nos casos em que agressores são liberados por meio de fiança, diminuindo assim o risco de novas agressões. Além disso, a medida visa fortalecer a aplicação da Lei Maria da Penha e garantir que os direitos das mulheres sejam efetivamente respeitados.

Leia a proposta aqui.

Fonte: Agência Câmara.

Artigos relacionados:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *